Coordenador : Fabia Trentin
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES NOVAS
Protocolo: 390085.2201.32194.24022023
Departamento/Setor: STT
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : O público-alvo das comemorações compreendem a comunidade interna da Faculdade de Turismo e Hotelaria, da Universidade federal Fluminense, bem como a comunidade externa representada por instituições governamentais federais, estaduais e municipais, além de organizações da iniciativa privada, movimentos sociais, organizações não governamentais, sindicais, grupos comunitários e outros.
Local de atuação: Faculdade de Turismo e Hotelaria Campus do Gragoatá – Rua Prof. Marcos Valdemar de Freitas Reis, s/n, Bloco H sala 309 e 310 - 3º andar – Gragoatá, Niterói, RJ. E-mail: stt.fth@id.uff.br
Objetivo
Compor um cronograma de atividades que leve à reflexão acerca do ensino, pesquisa e extensão do Curso e do Departamento de Turismo bem como dos desafios e tendências atuais. Objetivos Específicos: Compor o grupo de trabalho; Desenvolver um calendário de atividades a Comemoração dos 20 anos do Curso e do Departamento de Turismo. Gerir o calendário de eventos. Realizar atividades que possam compreender a trajetória do Curso (2003 - 2023) e do Departamento de Turismo (2004 - 2024); Confraternizar com os pares e convidados a comemoração dos 20 anos do Curso e do Departamento de Turismo; Refletir sobre a produção científica, a extensão e o ensino desenvolvido durante os 20 anos do Curso e do Departamento; Aproximar o Curso de Turismo aos setores profissionais para troca e novos conhecimentos; Discutir e refletir sobre a formação profissional em Turismo e sua inserção no mercado de trabalho público e privado.
Resumo
O Curso de Turismo da Faculdade de Turismo, iniciou foi aprovado em julho de 2002. Iniciou a primeira turma em março de 2003. Assim, completou seus 20 anos de criação em 2022 e 20 anos de início em 2003. Em 31 de março de 2004, foi criado o Departamento de Turismo, que completará os seus 20 anos no início de 2024. Para comemorar estas datas, propomos esse projeto de extensão, com o objetivo de realizarmos diversas atividades no período de abril a dezembro de 2023. As atividades começarão a ser planejadas em abril de 2023, e serão executadas ao longo do ano, e objetivarão o próprio curso de turismo, a formação na área, o mercado de trabalho, as tendências para o setor, desafios e oportunidades no período pós-pandêmico, sustentabilidades, tecnologias, empreendedorismo, ética e cidadania, diversidade etc. As atividades comemorativas poderão ser oferecidas por meio de cursos, palestras, workshops, rodas de conversas, lives, mesas redondas, painéis, entre outros. Participarão como convidados gestores, docentes, discentes e técnicos administrativos da UFF e de outras Instituições, egressos, profissionais do setor, poder público, associações profissionais e interessados na área de turismo, hotelaria e outras correlatas, contemplando a diretriz de interação dialógica. Participarão das atividades de organização das comemorações dos 20 anos do Curso e do Departamento de Turismo, o Laboratório de Eventos de Turismo e Hotelaria, Diretório Acadêmico, Leve - Empresa Júnior, o Laboratório de Políticas, Governança e Turismo e alunos de disciplinas correlatas de ambos os cursos, Turismo e Hotelaria.